BEMVINDOS A ESTE BLOG!!! A PAZ E ALEGRIA DO AMOR DE DEUS PARA VOCÊ!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

“Economia e vida”: tema da Campanha da Fraternidade:




No tempo da Quaresma, a Igreja no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade. É um projeto de evangelização libertadora que ressalta o valor da fraternidade, o espírito comunitário, apresentando a cada ano um tema específico.

A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora voltada para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Tendo como motivação de fundo o mandamento do amor fraterno que os cristãos receberam de Jesus, ela visa a despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum, educando para a vida fraterna, a justiça e a caridade, que são exigências centrais do Evangelho. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência em preparação à Páscoa.

Em nível nacional, a Campanha da Fraternidade é realizada desde 1964, promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Mas a história da CF registra realizações ecumênicas: em 2000, quando se celebrava o Ano Santo do Grande Jubileu, a CNBB convidou outras Igrejas cristãs para realizarem juntas a campanha; assim realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema “Dignidade humana e paz” e o lema “Novo milênio sem exclusões”, promovida pelas Igrejas que integram o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. E em 2005, realizada pelo CONIC, com o tema "Solidariedade e paz" e o lema "Felizes os que promovem a paz".

Este ano, pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade é ecumênica, promovida pelo CONIC, que tem como Igrejas membros: Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia.

Gesto concreto de partilha

A Campanha da Fraternidade Ecumênica se iniciou na Quarta-feira de Cinzas (17 de fevereiro) e se estende até o Domingo de Ramos (28 de março). Ela também contempla um gesto concreto de solidariedade e partilha. É a coleta nacional que se realiza no Domingo de Ramos.

Objetivos da CFE-2010

A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano tem como tema “Economia e vida” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, frase tirada do evangelho de São Mateus (Mt 6, 24). Ela visa a “fortalecer os laços de fraternidade e de cooperação do povo cristão a serviço da transformação da sociedade brasileira para que seja mais justa e solidária”. – afirmou o presidente do CONIC, o pastor luterano Carlos Möller.

OBJETIVO GERAL - Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – 1- Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; 2- Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas; 3- Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; 4- Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; 5- Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

A Campanha da Fraternidade não quer limitar-se a criticar sistemas econômicos, mas espera, principalmente, mobilizar igrejas e sociedade “a dar respostas concretas às necessidades básicas das pessoas e à salvaguarda da natureza, a partir da mudança de atitudes pessoais, comunitárias e sociais, fundamentadas em alternativas viáveis derivadas da visão de um mundo justo e solidário.” (Texto-base, n. 4)

Na introdução, o texto-base diz que “o que move as Igrejas a agir é a graça, o amor de Deus e o testemunho de sua fé em Jesus.” Ressalta que os seus seguidores “agem em resposta à missão que lhes vem de Deus em Cristo: a de serem testemunhas da fraternidade, justiça e paz sobre a terra. “ (idem, n. 2)

“O CONIC apresenta como desafio para esta campanha a busca de respostas às perguntas: Como a fé cristã pode inspirar uma economia que seja dirigida para a satisfação das necessidades humanas e para a construção do bem comum? Em que medida existe responsabilidade das pessoas em relação à economia e como isso afeta a vida das pessoas e do meio ambiente? Que aspectos de conversão pessoal e de mudança estrutural poderiam ser considerados para que, de fato, a economia esteja a serviço da vida, promovendo o bem comum? Como fazer para que essas preocupações não sejam transitórias, mas se tornem, de fato, balizamento moral permanente?” (idem, n. 3)

O lema desta Campanha da Fraternidade é “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24). Ele “nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro, visto como valor absoluto dirigindo a vida. ” (idem, n. 69)

Cartaz da campanha

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”: com essa frase em destaque, o cartaz da Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida.

O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus ou ao dinheiro como se fosse deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai?

O cartaz convida a nos libertarmos da dependência dos bens materiais e a pormos nossa confiança em Deus, convida a fugirmos da ganância e do egoísmo e a cultivarmos sentimentos de fraternidade, convida a contribuirmos com nosso trabalho e os nossos bens para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.

Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a Boa Nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu Reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário